2015-06-21

Postagens

Tecnologia do Blogger.

Carros do Google já dirigem sozinhos em vias públicas nos EUA

Até então, apenas modelos modificados da Lexus eram testados.
Google pretende vender o carro elétrico até 2020.


Google já testa seu próprio carro nas ruas da Califórnia (Foto: AP Photo/Tony Avelar)



Os carros autônomos da Google  já circulam  em condições reais nas estradas do Vale do Silício, na Califórnia ( Oeste dos Estados Unidos), mais precisamente na cidade de Montain View, sede da gigante da internet
Por razões de segurança, a velocidade máxima é de 40 Km/h, a fim de limitar os custos caso o carro saia da pista ou colida com algum obstáculo.
"Durante esta fase do nosso projeto, teremos 'motoristas de segurança' à bordo com acesso a um volante, acelerador e freio que lhes permitem tomar o controle, se necessário", informou o Google nesta quinta-feira.
Estes mecanismos foram as exigências impostas pelas autoridades da Califórnia para permitir avançar para a fase de experimentação em vias públicas. A empresa norte-americana obteve sinal verde da Califórnia em maio.
Carro elétrico do Google leva 2 pessoas (Foto: Justin Sullivan/Getty Images North America/AFP)
Carro elétrico do Google leva 2 pessoas (Foto: Justin Sullivan/Getty Images North America/AFP)
Até agora, a empresa de Mountain View só tinha o direito a circular alguns carros modificados Lexus, marca premium da To
Revelado há um ano, o Google Car é um pequeno carro elétrico de desenho simples - uma espécie de Smart mais arredondado - que acomoda até duas pessoas.
Ao embarcar em vias públicas, o Google espera conseguir mais dados para melhorar esta tecnologia, especialmente quando se trata de acontecimentos inesperados e ocasionais (desvios, calçadas, comportamento dos outros motoristas, etc.), para tornar o veículo capaz de ajustar sua trajetória e velocidade.
Google pretende comercializar o Google Car até 2020.

Polícia indicia três por vazamento de imagens do corpo de Cristiano Araújo

Vídeo e fotos da preparação para enterro foram divulgados em redes sociais.
Suspeitos são dois funcionários de clínica e pessoa que publicou material.



Foto Reprodução


A Polícia Civil indiciou três pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro na BR-153, em Goiás, era preparado para o sepultamento. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver, ou seja, desrespeitar o corpo em questão, com pena que vai de um a três anos de prisão.

"São os dois funcionários da Clínica Oeste, onde o corpo foi preparado, e uma terceira pessoa que foi a responsável por divulgar as imagens", disse ao G1.

Segundo o delegado, os indiciados, cujas identidades ainda não foram reveladas, foram ouvidos na quinta-feira (25) e liberados em seguida. "Nós conseguimos os esclarecimentos que precisávamos e não há dúvidas que os funcionários da clínica, um casal, fizeram essas imagens sozinhos. O outro vai responder pelo crime por ter disseminado as fotos e vídeos", destacou.

Em uma das fotos, o cantor aparece com hematomas no rosto e na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo, mostra o processo de preparação do corpo.
Oliveira ressaltou que inquérito sobre o caso já está em fase final de conclusão e ainda é apurado se a clínica tem alguma responsabilidade. "Até agora o estabelecimento alega que tem um regimento interno rigoroso, no qual os funcionários assinam termos em que assumem a responsabilidade de não expor os corpos. De qualquer forma, ainda analisamos essa questão e estamos no aguardo de documentos que eles teriam assinado".
Em nota, a Clínica Oeste confirmou que foram dois funcionários que fizeram o vídeo e que repudia a ação dos empregados. Ambos foram demitidos por justa causa. O estabelecimento disse ainda que toda equipe assina documentos de Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, que proíbem que qualquer etapa dos procedimentos feitos seja gravada, fotografada e, principalmente, divulgada.

"Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para demitir os funcionários por justa causa. A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato", destacou o texto.

Na manhã desta sexta-feira (26), a assessoria de imprensa da clínica confirmou ao G1 que os funcionários já foram demitidos.

Na quinta-feira,  o diretor de comunicação do cantor Cristiano Araújox, Rafael Vannucci, disse que os advogados que cuidavam da carreira do artista irão analisar o vazamento nas redes sociais de fotos e vídeo feitos durante a preparação do corpo para o velório e o sepultamento. Ele explicou que ainda não viu as imagens, mas que já ouviu comentários sobre o caso.
Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allan Coelho, Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiano Araújo e a namorada morreran após
acidente de carro (Foto: Arquivo Pessoal)
"O escritório do Cristiano Araújo, o CA Produções Artísticas, vai analisar os fatos e zelar pela imagem dele mesmo após a sua morte. Vamos tentar agir da melhor forma possível, mas a decisão de fazer qualquer coisa é da família", explicou.
Instituto Médico Legal
Ao G1, o médico legista Peterson Freitas Moreira, diretor clínico do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, disse que os registros não foram feitos dentro do órgão. Ele, inclusive, disse estar "indignado" com a situação.
"Isso é um absurdo. Ficamos sabendo do vazamento há poucas horas. O vídeo não foi feito aqui. Os dois funcionários que aparecem não trabalham no IML. Além disso, no caso das fotos, não somos nós quem vestimos os corpos", enfatizou.
O médico explicou ainda que, no caso do sertanejo, foi necessário analisar o corpo, mas nenhum órgão foi retirado. Ele revela que participou da necropsia de Cristiano com mais dois profissionais e que nenhum estava com celulares. Além disso, um policial fazia a segurança da sala.
Segundo Peterson, em alguns casos, é preciso fotografar o corpo como forma de comprovar laudos e documentos. Porém, isso é feito de forma profissional e somente para interesse do IML. "Se um servidor age desta forma, ele tem que responder um processo administrativo, podendo até ser expulso do órgão", informa.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária já havia informado que a Polícia Civil já concluiu que as imagens não foram feitas no IML e aponta que o local onde o vídeo foi feito pode ser a sala de um estabelecimento de preparação de corpos para velório e sepultamento.

Morte
Cristiano Araújo morreu em um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show. No veículo também estava a namorada do cantor, a estudante Allana Coelho, 19, que morreu no local, o motorista do músico, Ronaldo Miranda e o empresário, Victor Leonardo, ambos internados em estado regular no Intituto Ortopédico de Goiânia (IOG).
O corpo do cantor foi enterrado por volta das 12h desta quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários suscesso do artista duarante a despedida.
O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro. Outros parentes do músico e colegas de banda também estavam presentes. A mãe dele, Zenaide Melo, passou mal durante o velório e muito abalada, não compareceu ao sepultamento, assim como os filhos do artistas, João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2.
Diferente do previsto inicialmente, o corpo da namorada do músico, Allana Moraes, de 19, que também morreu no acidente, não foi enterrado ao mesmo tempo que o de Cristiano. O sepultamento dela ocorreu antes, por volta das 10h30, no mesmo local.
O velório começou na tarde de quarta-feira (24). Durante toda a noite, familiares, amigos e fãs estiveram no local para prestar a última homenagem. Veja fotos da despedida.
O corpo do cantor Cristiano Araújo é enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia (Foto: André Costa/Estadão Conteúdo)O corpo do cantor foi enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras (Foto: André Costa/Estadão Conteúdo)
Fãs, amigos e familiares participam do velório do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro quando voltava de um show, no centro cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (Foto: Joel Rodrigues/Frame/Estadão Conteúdo)Familiares participam do velório de Cristiano Araújo (Foto: Joel Rodrigues/Frame/Estadão Conteúdo)
Famosos, como os cantores Leonardo, Henrique e Juliano, Guilherme (da dupla com Santiago), Mariano (da dupla com Munhoz) e Bruno (da dupla com Marrone), foram se despedir do artista. "É um cara que passou muitas mensagens nas suas músicas, sua energia e positividade”, disse Mariano. "Coração está dilacerado. A tristeza é muito grande”, afirmou o cantor Eduardo Melo.
Por volta das 8h30 desta quinta-feira, uma missa foi celebrada pelo padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, igreja que o sertanejo frequentava.
Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia. Segundo a Polícia Militar, até as 9h, cerca de 50 mil pessoas estiveram no velório.
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cristiano Araújo e namorada morreram em acidente de carro na BR-153 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
  •  
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiano Araújo e namorada, Allana Moraes, estavam juntos há mais de um ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Empresário é encontrado morto com marcas de tiro em carroceria de carro


Fonte G-1

Evandro Luis Argenton foi vereador e secretário em duas cidades de MT.
Família disse que ele tinha saído para cobrar pagamento de venda de gado.


O ex-vereador e empresário Evandro Luis Argenton, de 36 anos, foi assassinado e teve o corpo encontrado nesta quarta-feira (24) na carroceria da própria caminhonete, localizada abandonada em uma estrada vicinal na cidade de Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá.
De acordo com informações da Polícia Militar, Evandro morava emArenápolis, a 259 km da capital, e estava desaparecido desde terça-feira (23) depois de sair para tratar de negócios.

Corpo de ex-vereador estava na carroceria da caminhonete dele em uma ribanceira. (Foto: Gilvan Melo/Rádio Pioneira)Evandro Luis foi suplente de vereador entre os anos de 2009 e 2012 em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, onde chegou a assumir o cargo por 90 dias. A Prefeitura de Nova Mutum emitiu nota de pesar pela morte do ex-vereador. Evandro também atuou como secretário de administração no município de São José do Rio Claro, a 325 km da capital. Atualmente ele trabalhava com a venda de gados.
Corpo de ex-vereador estava na carroceria da caminhonete dele em uma ribanceira. (Foto: Gilvan Melo/Rádio Pioneira)
“O sinal rastreador da caminhonete dele indicou esse lugar, que dá acesso ao Distrito de Nova Fernandópolis [Barra do Bugres]. A princípio a caminhonete dele foi empurrada em uma ribanceira às margens da estrada. Verificamos que não tinha ninguém dentro do veículo, mas ao abrir a tampa da carroceria encontramos o corpo da vítima”, disse ao G1 o soldado da PM, Antônio Cássio Faria. Evandro já foi encontrado sem vida.
De acordo com a PM, o ex-vereador estava com duas perfurações, supostamente provocadas por disparos, na altura do tórax. As informações repassadas pela família à Polícia Civil indicam que Evandro saiu de casa para fazer uma cobrança de pagamento de uma venda de gado e não voltou mais.
A princípio nada foi roubado do ex-vereador. A Polícia Civil de Arenápolis e Nova Olímpia investigam o caso. Até a manhã desta quinta-feira (25) nenhum suspeito tinha sido identificado ou preso. Conforme a polícia, o corpo de Evandro foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) deTangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Ainda não há informações sobre o velório do ex-vereador.
Ex-vereador Evandro Luis Argenton estava desaparecido e foi encontrado morto. (Foto: Gilvan Melo/Rádio Pioneira)Ex-vereador Evandro Luis Argenton estava desaparecido e foi encontrado morto. (Foto: Gilvan Melo/Rádio Pioneira)
Criminosos armados invadem a loja da HAVAN em VG, 
roubam celulares, e disparam contra seguranças durante a fuga

 O fato ocorreu no inicio da tarde desta terça feira 12;20hs, quando dois criminosos, armados, de pistolas, adentraram na Loja de departamentos HAVAN, que fica localizada na Avenida da FEB, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon. 
   
A entrada dos Suspeitos,na loja, imagens captadas pelo circuito de segurança.
Foto Whats App


Foto Whats App



Os criminosos foram até um quiosque e anunciaram o roubo, recolheram aproximadamente 20 aparelhos  celulares, e fugiram do local. 

A fuga com os produto do roubo 
Foto Whats App

Foto Whats App


 Na saída um deles, efetuou 3 disparos, quando passava pela porta, para inibir qualquer reação por parte dos seguranças. 

 A imagem da língua de fogo saindo do cano da arma , mo momento que o Suspeito fazia disparos para intimidar os seguranças.
Foto Whats App


 Segundo informações preliminares havia outro integrante do bando, que deu apoio aos mesmos, sendo que o mesmo estaria na área de estacionamento, com uma motocicleta, para dar fuga aos mesmos.

 A polícia trabalha com várias hipóteses nos trabalhos de investigações do caso que se iniciou a partir da comunicação do fato.

Quem reconhecer ou puder dar alguma informação que possa ajudar na identificação dos Suspeitos, entrar em contato com a Polícia através dos números 197 Polícia Civil, e 190 Polícia Militar.

 Após violento confronto, tropas especiais do RJ, localizam em meio a mata, 4 corpos de Suspeitos, Fuzis, granadas e drogas.

A ocorrência se deu na madrugada desta segunda feira 22 de junho, na Comunidade da Covanca e São José Operário, na praça seca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
 Policiais do setor de inteligência da PM davam conta que haveria uma reunião de traficantes nu baile Funk da Comunidade de Covanca. 
Foto Divulçação BOPE-RJ
  Pra evitar incidentes, onde pessoas inocentes pudessem ser vitimadas durante possível confronto, a Operação se deu início após o término do referido baile. 

 Unidades Especiais COE, BOPE, BPChq, BAC e GAM realizaram a Operação nas  e também São José Operário. Houve intenso confronto numa área de mata, entre os Criminosos e os Policiais. 

Após cessar fogo, os policiais fizeram vasculhamento no local, e encontraram 4 Suspeitos, que foram a óbito durante a troca de tiros, 16 granadas, 7 fuzis, 63 carregadores de fuzil, 7 Tabletes de cocaína, 24 tabletes de maconha, uma pistola calibre 9 mm e farta  quantidade de munição. 

Foto Divulçação BOPE-RJ


Foto Divulçação BOPE-RJ
Nesta Operação os policiais utilizaram pela primeira vez um novo uniforme camuflado, que segundo opinião dos mesmos foi muito útil, e foi um fator muito positivo na realização da Operação.

Os policiais acionaram a perícia para realizar os trabalhos no local
que foi isolado, sendo realizado a segurança, para que os peritos pudessem realizarem seus trabalhos.



 A Ocorrência foi registrada na 32ª Delegacia de Polícia Civilç da Taquara

Governo nega intenção de onerar setor de 
agronegócio em Mato Grosso


Fonte MidiaNews


Secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, diz que novo fundo não significa 

taxar o que é desonerado na produção.


 Foto: Bruno Cidade/MidiaNews

O secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, negou que o Governo do Estado planeje taxar parte da produção do agronegócio, que é desonerada por meio da Lei Kandir.

Hoje, o Estado desonera do pagamento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços) parte da produção primária e semielaborada exportada. O objetivo é que os produtores tenham competitividade no mercado externo.

"Não existe essa possibilidade de taxação da produção no Estado. Existem, sim, estudos dos mais variados. Mas, hoje, não existe essa proposta"
No entanto, o Governo Federal não vem cumprindo com os repasses do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), que é justamente o recurso para compensar os estados pelas perdas provocadas por essa lei. 

“Não existe essa possibilidade, hoje, no Estado de Mato Grosso. Existem, sim, estudos dos mais variados. A Secretaria de Planejamento tem inúmeros técnicos e está olhando cada setor do Estado, todos os dias e de vários ângulos. Mas, hoje, não existe essa proposta”, afirmou ao MidiaNews.

A possibilidade da cobrança é comentada desde que o governador Pedro Taques (PDT) apresentou, na semana passada, proposta de criação do Fundo Estadual de Transporte (Funtran).

O novo fundo, a ser criado a partir da cisão da arrecadação do Fundo de Transporte e Habitação do Estado (Fethab), contaria com a arrecadação facultativa de commodities como boi em pé, madeira, soja, algodão.

“Esse novo fundo não significa taxar o que é desonerado, em hipótese nenhuma. Fizemos um projeto com uma discussão técnica bem ampliada. Esse projeto está na mão do governador. Ele deve estar encaminhando para a Assembleia Legislativa assim que tivermos feito toda a ambientação política do projeto”, disse Brustolin.

“O que posso dizer é que a equipe técnica fez todo um levantamento. Nós acreditamos que temos que fazer algo diferente, porque Mato Grosso tem uma necessidade de R$ 12 bilhões de investimentos”, afirmou.

Formas de arrecadação


Segundo Paulo Brustolin, o Governo tem buscado alternativas para aumentar a arrecadação do Estado, sem necessariamente aumentar os impostos.

Entre as ações para que isso aconteça, está a criação do Cira (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, responsável por buscar o ressarcimento de prejuízos causados por ações fraudulentas.
O grupo, que atua em conjunto com o Ministério Público Estadual, está em atividade desde março deste ano.

“Estamos fortalecendo a Inteligência Fiscal da Sefaz para que o Estado possa arrecadar seus impostos com segurança. Estamos trabalhando com o Cira, conjuntamente com o Ministério Público, para que possamos recuperar grandes débitos que muitas vezes não tiveram uma cobrança de fato”, afirmou.

Por fim, o secretário ressaltou que apesar do Estado não ter intenção de taxar os produtos exportados, é preciso que o Governo Federal pague os mais de R$ 400 milhões referentes ao FEX de 2014.

“Se o FEX não for pago, significa que não fomos contemplados naquilo que é nosso de direito. Por isso temos que ir para cima do Governo federal para que honrem isso. Não pagaram 2014 e também não pagaram 2015. Já são quase R$ 1 bilhão em crédito”, disse.

“Com esse valor se reforma muita escola, se investe em saúde, se melhora a segurança. Estamos esperando o Governo Federal fazer sua parte, porque, infelizmente, eles não têm cumprido com suas obrigações”, completou.
Alerta de veículo roubado


 Caminhonete GM S-10, de cor Branca, placas OBM-4479, de Tangará da Serra-MT. 
 Roubada em tangará da Serra. 

Imagem ILUSTRATIVA (Web)

 Os bandidos haviam roubada outra caminhonete, na fuga capotaram o veículo. O proprietária da S-10, parou no local do acidente pra oferecer ajuda, e ver se estavam todos bem, e foi rendido pelos  três criminosos que estavam no veículo acidentado, e lhe roubaram seu veículo. 
 O fato ocorreu por volta das 20:30 horas.
Por volta das 23:08, as unidades de polícia de fronteira, e municípios da região foram informados.
Policiais do GEFRON apreendem 
40 KG de pasta base a fronteira.

Policiais do GEFRON, passaram toda a noite numa estrada Vicinal, na localidade de Buritis,  realizando barreira policial, no intuito de fiscalizar e intervir em qualquer situação que se caracterize como ato ilícito, praticado por infratores da lei.

 Depois de uma noite inteira, ao relento,  e mesmo com o castigo da temperatura muito baixa, na fronteira, os policiais ainda encontraram forças para deslocarem, pra outra localidade, conhecida como Serrinha. Durante o deslocamento pela MT 265, por volta das 6 horas da manhã os policiais se depararam com um veículo Fiat Strada de cor branca , placas HIX-5789, de Rosário Oeste, MT, que trafegava sentido contrário. Seguindo da Fronteira  Sentido para a BR 174.

Foi dado ordem de parada ao condutor, sendo que este jogou o veículo na lateral da estrada  e conseguiu desviar, furando o bloqueio, e iniciando sua fuga. 

 Foi feito o retorno pela viatura e iniciado o acompanhamento tático por aproximadamente 1 KM, quando o Suspeito entrou no mato as margens da rodovia, abandonando o veículo e adentrou no mato.
 Foi feita a detenção do mesmo cerca de 300 metros do veículo.  Foi constatado que o veículo era conduzido por Marildo dos Santos Assis, de 31 anos, residente em Cáceres.

Foto Gefron Divulgação


 Foi realizada vistoria do veículo, e com a utilização de videoscópio (  Também chamados de Boroscópios, é um equipamento que tem uma câmera, e uma luz de LED na ponta de uma haste flexível, que mostra imagens de locais, onde possuem aberturas pequenas, e a olho nu não seria possível,  tal visão.),foi constatado que havia drogas escondidas no tanque de combustível.

 O veículo e o Suspeito foram conduzidos até a base do GEFRON, onde o tanque do veículo foi retirado, e no seu interior foram encontrados 27 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína. dando sequência a vistoria no referido veículo, foi encontrado um outro compartimento ( mocó), localizado acima de onde fica fixado o tanque de combustível, sendo que deste mocó foram retirados mais 12 tabletes da mesma substância. Ao todo foram apreendidos 39 tabletes pesando 40 KG de pasta base de 
cocaína.

Foto Gefron Divulgação

 O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido juntamente como veículo e a droga para  Delegacia de Polícia Federal de Cáceres, onde responderá por seus atos.

Aston Martin, Bugatti, Ferrari, Lamborghini e agora McLaren. Veja os supercarros da polícia de Dubai

Corporação da famosa cidade dos Emirados Árabes tem a frota policial mais cara do mundo
Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police
Confira  as fotos;
GM Camaro
Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police


Lamborghiini

Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police


Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police

Bugatti

Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police

 Lamborghini
Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police

Vídeo You Tube:


A mais nova aquisição da Polícia de Dubai

Polícia árabe compra supercarro de R$ 10,5 milhões igual ao que participou de Velozes e Furiosos 7

Lançado em 2013, Lykan Hypersport usa um motor biturbo de 760 cv e atinge incríveis 395 km/h


Foto: Reprodução/Abu Dhabi Police



 Veículos do topo dos super esportivos, más não seriam adequados pras condições de estradas que temos no Brasil, principalmente nas áreas de fronteira, onde o terreno apresenta variações muito grande, que tornaria praticamente impossível trafegar com veículos destes modelos. 

Acordo Conab e BNDES: investimento na agricultura familiar é de R$ 13 milhões






Acordo Conab e BNDES: investimento na agricultura familiar é de R$ 13 milhões




Fonte Agrolink



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgaram, nesta sexta-feira (19.06), o resultado final do segundo edital de chamada pública de 2013, referente ao acordo de atuação conjunta celebrado entre as entidades. Foram selecionados 291 projetos de organizações da agricultura familiar, o que representa 36% do total de inscritos. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 13 milhões. Cada projeto receberá entre R$ 50 a R$ 70 mil. Esses são recursos financeiros não reembolsáveis.

A região que teve maior número de propostas contempladas foi a Sudeste, com 118, seguida do Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte cada um com 85, 34, 32 e 22 respectivamente. Entre os selecionados, 16 são projetos de associações ou cooperativas formadas exclusivamente por mulheres e 17 são de organizações orgânicas e agroecológicas.

Os recursos devem ser aplicados em ações como compra de equipamentos e veículos, construções, entre outros. Há projetos que visam a agregação de valor à produção, como a construção de uma padaria em Minas Gerais.

Outras organizações pretendem obter maior eficiência na produção.  Exemplo disso é a compra de equipamentos para melhorar a eficiência na aplicação de insumos nos pomares orgânicos, trazendo reflexos positivos na qualidade e quantidade dos produtos, e a ampliação de área irrigada da propriedade.

As associações ou cooperativas de agricultores familiares contempladas já operacionalizaram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ou a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e foram habilitadas dentro do limite dos recursos.


Globalização espalha pragas e pode provocar catástrofe na 

Europa


Fonte Agrolink


Globalização espalha pragas e pode provocar catástrofe na Europa

Um estudo recente realizado por pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha e também a Associação Espanhola para Proteção de Plantas (Aepla) chegaram a conclusão de que a aceleração dos intercâmbios comerciais internacionais favorece a proliferação de pragas e doenças no mundo. Um dos casos mais conhecidos de pragas espalhadas por espécie invasoras através do comércio global é o greening, conhecido nos pomares de laranja do Brasil e da Flórida, nos Estados Unidos. As informações são da agência EfeAgro.

O diretor geral da Aepla, Carlos Palomar, acrescenta que as mudanças climáticas, sobretudo os aumentos de temperaturas, também favorecem que novas pragas e doenças. Palomar diz que é preciso maior concientização por partes das autoridades dos países diante do problema de fiscalização e autorização de novos produtos. "Não se pode improvisar diante da chegada de uma nova praga ou doença. Os novos produtos, ainda que sejam adaptados de um princípio ativo já existente, requerem muito tempo para o processo de autorização," defendeu Palomar.

Para a vice-diretora do Instituto de Agricultura Sustentável da Espanha, Blanca Landa, uma catástrofe pode ocorre na Espanha por conta da bactéria Xylella Fastidiosa. A constatação veio após a pesquisadora visitar propriedades com oliveiras na Itália afetadas pela bactéria, além de amêndoas, cerejas, oleandro e alecrim.

"Se a bactéria chegar a Espanha, viveremos uma verdadeira catástrofe. Somos um país de monocultivos de grande tradição no cultivo de olivos, mas também muitos vinhedos e frutas estariam ameaçados. Na Itália, já prejudica mais de 300 espécies," sustentou Blanca.

Outro alerta é feito por um agrônomo da Associação Agrária de Valência. Segundo Juan Salvador Torres, é uma questão de tempo para que o greening chegue aos pomares da Europa. O inseto que transmite a doença, diaphorina citri, já foi detectado na Galícia. "Nos testes, ainda não foi confirmada transmissão para os cítricos," alertou Torres.

Gripe ou resfriado? Saiba como diferenciar as doenças

Tempo seco e ambientes fechados são os principais vilões para disseminar infecções
Gripe e resfriado atacam mais no invernoThinkstock
Com a chegada do inverno neste domingo (21), casos de gripe e resfriado tornam-se mais frequentes. A busca pelo refúgio do frio e a proximidade entre as pessoas facilitam a aquisição dessas doenças. Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças infecciosas causadas por vírus. O tempo seco e os ambientes fechados são os principais vilões para sua disseminação. 
Segundo Bento Ferreira de Carvalho Filho, clínico geral do Hospital San Paolo, gripe e resfriado são doenças diferentes e que requerem cuidados específicos. O quadro  da gripe, por exemplo, pode perdurar de sete a dez dias.
— É uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana e pneumonia. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação. 

A vacina contra a gripe é o método mais eficaz para prevenir a doença, explica a infectolgista Nancy Bellei, professora do programa de pós-graduação em viroses respiratórias da Unifesp ( Universidade Federal de São paulo).
_ A vacinação também tem um papel social fundamental porque  a pessoa imunizada não transmite o vírus para quem está ao seu redor
A imunização está disponivel na rede pública para o grupo de riscoe em clínicas particulares pos cerca de R$ 80,00.
Fonte Portal R7

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog