2015-11-01

Postagens

Tecnologia do Blogger.





Dupla é presa pela PM após invadir loja e manter clientes e funcionários em cárcere

Fonte Olhar Direto 
Por - Patrícia Neves
Foto: Internauta
Dupla é presa pela PM após invadir loja e manter clientes e funcionários em cárcere
Os assaltantes Alexandro Pereira e Jonathan Cardoso foram presos em flagrante na tarde de hoje, 6 de novembro, depois de invadirem a loja Martinello Eletrodomésticos, na cidade de Campo Verde (a  120 km de Cuiabá).  Clientes e funcionários que estavam na unidade foram mantidos como em cárcere pelos criminosos, mas não há registro de pessoas feridas.


Os bandidos foram surpreendidos por uma equipe da Polícia Militar no momento em que deixavam a loja carregando uma sacola repleta de produtos do estoque do estabelecimento comercial.

Dezenas de aparelhos celulares, além de relógios e joias de clientes foram recuperados na ação.  Duas armas de fogo e uma motocicleta XRE, foram apreendidas na ação.

O delegado municipal de Campo Verde, Fernando Vasco, um terceiro assaltante conseguiu escapar após a abordagem policial.

Conforme o delegado, um dos assaltantes - Alexandro seria um vigilante e estava em poder de uma arma com numeração raspada. Os dois presos vão responder por crime de roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. 

FINALMENTE ESCLARECIDO O CASO RELATADO DO CACHORRO QUE SALVOU UM RECÉM NASCIDO

O Fronteira Alerta foi em busca da verdade, que teria ocorrido em 2012 na China, veja o vídeo, abaixo..


Foto: R.S.W.A./F.A.


O caso tomou conta das redes sociais, e também foi publicado aqui, no Fronteira Alerta, porém com a ressalva, que não poderíamos afirmar se era realmente verdade.

Aqui nós publicamos as fotos e uma história que teria ocorrido em Campinas, interior de SP, onde o cachorro teria levado a criança para uma casa, onde esta foi socorrida e levada para um hospital e salva. Esta versão estava correndo nas redes e chegou até nós.


Foto: R.S.W.A./F.A.
Em outros sites publicaram como sendo em Caucaia, no interior do Ceará, juntando inclusive fotos de policiais que seguravam um bebê, que eles realmente fizeram o parto, numa situação emergencial, onde prestavam o socorro solicitado pela família de uma parturiente.

Diga-se de passagem que foi um lindo trabalho dos Policiais, que possuem em suas cinturas armas que foram criadas para tirar vidas, e que trabalham dia a dia justamente para proteger e salvar vidas, com este instrumento de trabalho. Seria como se desse gasolina para bombeiros apagarem incêndios. 

A Verdade

 O fato segundo teria ocorrido na China em 2012, e o Bebê não teria sobrevivido, conforme as imagens do vídeo, da Reportagem da TV9NEWS, que relata o caso. 



Foto:vídeo  TV9NEWS do You Tube. ed./F.A.

Confira o vídeo, você até pode não entender uma só palavra do áudio, mas as imagens não precisam de tradução.

 Vídeo; TV9NEWS do You Tube



PF realiza Operação Corrida do Ouro em Pontes e Lacerda, para cumprir 10 Mandados de Prisões 


Fontes: Reprodução e Créditos
- Fato on line
-TVCentro Oeste P. Lacerda ( por Renan Gomides
-Redação;  F.A.( pesquisa)


Cerca de 200 homens da Polícia Federal cumprem, na manhã desta sexta-feira (6), 10 Mandados de Prisões preventivas, contra nove policiais civis e um oficial da reserva da Polícia Militar no garimpo de ouro Nova Serra Pelada, em Pontes e Lacerda, a 483 quilômetros de Cuiabá, no norte do Mato Grosso, para combater a extração ilegal de minério. Denominada Corrida do Ouro, a operação policial também cumpre 30 ordens de busca e apreensão expedidas pela Justiça Federal.
Todos os acusados devem ser indiciados por evasão de divisas, extração ilegal de minério, extorsão e formação de quadrilha. O garimpo Nova Serra Pelada se transformou na principal preocupação da Polícia Federal entre as ações para combater a extração ilegal de minério, degradação ambiental e corrupção generalizada com a invasão de garimpeiros em Mato Grosso.
Na operação que está sendo realizada nesta sexta-feira, a PF conta com a colaboração das polícias Civil e Militar de Mato Grosso, por causa do envolvimento de agentes das duas forças de segurança. Além disso, as investigações também apontaram o envolvimento de um vereador. Segundo a PF, os policiais dominavam o garimpo por meio de intimidação, inclusive ameaçando, com armas, quem contrariasse seus interesses.
As investigações revelaram, ainda, que haviam no garimpo lugares chamados de “buraco da polícia”, por ser onde era extraído ouro para os agentes. Por causa da intimidação, o trabalho da Polícia Federal foi dificultado, pois os envolvidos estabeleceram a lei do silêncio, impedindo que os garimpeiros revelassem o esquema. A maior parte dos policiais estava lotada em Pontes e Lacerda. Além das prisões, a PF fez conduções coercitivas – quando a pessoa é levada para depor – além de buscas e apreensões. Todos os envolvidos serão afastados de suas funções.
Na últimas duas semanas, além de prisões em flagrante, os policiais apreenderam grande quantidade de ouro. Os mandados de busca e apreensão serão cumpridos em outros municípios da região.
Na semana passada a PF, na Operação Mãe do Ouro, a PF já havia prendido 11 pessoas, entre as quais servidores públicos da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e da Companhia Mato-Grossense de Mineração. Eles legalizavam ouro extraído ilegalmente de áreas ambientais no norte do estado. Também foram presos proprietários de postos de compra do mineral, além de garimpeiros.
Os últimos relatos de aparição de minas de ouro no Brasil não trouxeram boas lembranças nas áreas ambiental e de segurança pública. O maior exemplo é Serra Pelada, no Pará, onde um formigueiro humano tomou conta de uma das maiores reservas minerais do país e transformou o sul do Pará em palco de violência e miséria. A mina foi explorada de forma incontrolável na década de 1980 e até 1992, quando as atividades foram encerradas. Hoje a área está inativa, depois de uma empresa canadense ter desistido de assumir os trabalhos no local. A Operação Corrida do Ouro tem a finalidade de evitar que se repita a tragédia social gerada pela garimpagem sem controle. 

 Objetivos da Operação
A Operação “Corrida do Ouro” deflagrada nesta manhã (06/11) em três cidades de Mato Grosso prendeu policiais civil e militar, ex-vereador e um comerciante de Pontes e Lacerda. Os suspeitos, segundo a polícia, faziam parte de uma organização criminosa que agia dentro do garimpo ilegal na serra do Caldeirão.
Desde o início da primeira quinzena do mês passado, a Justiça Federal de Mato Grosso declarou que a extração do ouro na serra era ilegal e determinou a evacuação de todos os garimpeiros do local. Quase um mês após a decisão, muitos ainda continuam na área.
No ápice do garimpo, foi registrado um número de aproximadamente 7 mil pessoas, entre garimpeiros profissionais e amadores, homens e mulheres, na busca pela riqueza instantânea através do ouro.
Segundo a Polícia Federal, os presos nessa operação faziam o controle de todo o minério que era extraído do garimpo. No total, foram cumpridos 10 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão e outros cinco de condução coercitiva.

Confira a lista dos envolvidos que tiveram a prisão preventiva decretada pela justiça e cumprida pela PF nesta sexta-feira: 
Segundo informações obtidas pelo F.A dos dez Mandado de Prisões, 6 foram cumpridos com a localização das pessoas e 4 não puderam ser cumpridos pois a polícia não conseguiu localizar os outros citados nos referidos Mandados.

Mandados cumpridos em desfavor de:
Ronaldo Rodrigues da Silva; 
Ademirson de Campos Nunes Junior – policial civil; 

Sebastião Rodrigues Filho – tenente coronel da Polícia Militar na reserva; 

Reginaldo Aparecido Ferreira Campos – policial civil; 
Juarez Francisco dos Santos; 
João Paulo da Silva; 
Não foram localizados 
Antônio Carlos Pinzan – comerciante em Pontes e Lacerda 
.Vitor Hugo Pedroso – policial civil da ativa; 
Everaldo Duarte Rodrigues – policial civil; 
Wyldo Pereira da Silva – ex-vereador em Pontes e Lacerda; 


Homem que pilotava moto roubada morre durante troca de tiros com BOPE

 O Mesmo foi socorrido pelos policiais, até ao PSM, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. 
Com o indivíduo foram encontradas duas cédulas de 50 falsas e um revolver calibre 357. 

Foto: Karla Duarte- Divulgação GEFRON / Ed. F.A.

 O fato ocorreu por volta das 16 horas desta quarta feira dia 04 de Novembro, quando foi irradiado para as Unidades de Polícia que uma motocicleta Honda Bross de placa QBL-5412, de cor vermelha, que foi checada por um cidadão, nas proximidades do Cacho ( entroncamento entre BR 174 e MT 175). 

Segundo as informações repassadas pelo telefone seria que a referia motocicleta constava como produto de roubo / furto, conforme checagem via SINESP CIDADÃO, conforme a imagem abaixo mostra. O veículo trafegava sentido Porto Esperidião-MT.


Fotos : Karla Duarte- Divulgação GEFRON / Ed. F.A.
 De imediato, uma Viatura do 1º Pelotão de Policia Militar de Porto Esperidião se deslocou em sentido ao Distrito de Tabuleta pela BR 174. Quando a viatura passou pela ponte do córrego das Pitas, próximo ao KM 92, se deparou com a motocicleta que trafegava atrás de um outro veículo.  Como estava próximo a uma curva, os policiais seguiram mais a frente onde fizeram o retorno.

 Uma viatura do BOPE( Batalhão de Operações Especiais), também se encontrava logo atrás em deslocamento, pelo mesmo motivo, pois se encontrava em Operação na fronteira, e que estava na Base do GEFRON, quando foi acionada pelos Policiais do GEFRON, que também foram informados do deslocamento da referida motocicleta  através do Disk denuncia. 

 Esta viatura se deparou com o Suspeito, que ao perceber que seria abordado fez o contorno e logo abandonou a motocicleta, adentrando no mato, para fugir dos policiais.

A equipe adentrou no mato, localizando o mesmo, que efetuou um disparo contra os policiais. De imediato  a Guarnição revidou a agressão sofrida,  alvejando o Suspeito. 


Viatura entrando no Posto de saúde de Porto Esperidião
 socorrendo o Suspeito ferido ( Foto exclusiva Fronteira Alerta)
Foi feita a aproximação, dos policiais, e constatando que o mesmo estava ferido e armado com um revolver. Este foi rapidamente socorrido pelos próprios policiais, na viatura, sendo conduzido até a Unidade de Saúde de Porto Esperidião.  O mesmo após dar entrada não resistiu aos ferimentos decorrentes do confronto, indo a óbito, quando recebia atendimentos médicos.



Foto: Karla Duarte-
Divulgação GEFRON / Ed. F.A.
 O mesmo foi identificado com as iniciais N.F.S. de 34 anos.
Com ele foi encontrado um revolver calibre 38  Rossi calibre 38 especial modelo 357,  capacidade 6 tiros, com numeração raspada, 5 munições intactas e 1 deflagrada, além de
 R$ 312 Reais em dinheiro. 
Foto: Karla Duarte- Divulgação GEFRON / Ed. F.A.

 Deste valor foi constatado que duas cédulas de 50,00 apresentavam características de falsificação, apresentando o mesmo número de série EC030260957.

Foto e edição Fronteira Alerta
Foi constatado através de checagem que o Suspeito teria registrado no sistema passagens por cometimento de crimes de receptação de veículos ( e produto de furto/ ou roubo e trafico de drogas).

O Corpo do mesmo foi encaminhado para o IML de Cáceres  onde outras providências pertinentes ao caso foram tomadas







 NOVEMBRO AZUL NÃO DEIXE QUE O PRECONCEITO TE LEVE UMA MORTE


O Laboratório São Francisco, está ao lado do homem nesta campanha pela vida.



O Mês de Novembro que se inicia, marca oficialmente a abertura do mês destinado a conscientização do homem da importância de fazer exames preventivo de câncer de próstata.

 O Exame de PSA, realizado em laboratório, e o Exame Preventivo, deve ser realizado uma vez ao ano. 

Através do Exame do PSA pode ser constatado qualquer alteração hormonal, que serve de indicativo como um sinal de alerta, de que algo não está bem com a glândula prostática. Com isto o paciente será orientado a realiza exames com a finalidade  de detectar a doença, e assim poderá  iniciar um tratamento com, com ótimas chances de cura. 

Para aqueles que ainda oferecem muita resistência, quanto ao exame tradicional, (Toque Retal), este e um método seguro, e muito eficaz, de constatar uma possível indicação da doença em seu estágio inicial. 



Exame de PSA




Esclarecimento feitos pelo Especialista
 Dr Hélio Magarinos Torres Filho-  CRM 471730/RJ
( Patologia Clínica/Medicina Laboratorial)
Especialista  

Fonte :Site minha vida

O PSA é uma molécula presente nas células prostáticas. As concentrações de PSA podem se apresentar elevadas no sangue sempre que ocorrer algo que afete a próstata, como processo inflamatórios causados por infecções ou trauma (bicicleta intensa), ou por outros processos como o aumento benigno da glândula prostática, chamado de Hiperplasia Benigna Prostática, e também nos casos de Câncer de Próstata. Como o PSA não é específico para câncer, mas sim para tecido prostático, valores elevados, como analisados como um dado isolado (sem outros dados clínicos) não necessariamente significam que haja algum processo benigno. Outros testes e exame clínico devem ser realizados para o complemento e tomada de decisão.

Alguns esclarecimentos da doença 


O que é Câncer de próstata ?


É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Fatores de risco

Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.



Sintomas de Câncer de próstata

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.


Diagnóstico de Câncer de próstata

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.
Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.


Prevenção

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.
Fonte: Minha Vida





O laboratório São Francisco estará realizando Exames de P.S.A. para homens com idade superior a 40 anos, com descontos especiais neste mês de novembro informações  

Informações; (65) 3225-1280- OU (65) 9625-5353
 em Porto Esperidião e Glória D'oeste-MT


 Laboratório São francisco, lado a lado com a população 
por uma saúde melhor.









Embriagada, policial civil tenta invadir pronto-socorro, chama militar de ‘macaco’ e tira a roupa na delegacia

Fonte: Olhar Direto

Foto: ilustração
A policial civil, E.C.O.C., 44 anos, foi presa na madrugada desta sexta-feira (06), no Centro de Cuiabá, após tentar invadir o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) fora do horário de visitas e chamar um policial militar de “macaco”. Além disto, ela ainda mordeu um subtenente e tirou a roupa dentro da delegacia. Conforme os relatos da PM, ela estaria completamente embriagada.





De acordo com as informações do Boletim de Ocorrências (nº 2015.330892), a policial civil tentou entrar no pronto-socorro fora do horário de visitas e foi impedida pelos seguranças do local. Os militares foram acionados e tentaram conversar e acalmar a mulher, que apresentava sinais nítidos de embriaguez.
 
Impedida de entrar no pronto-socorro, a mulher começou a ofender os policiais militares: “Vocês são uns safados, macacos que não estudaram, policinhas de merda, você é um negro safado, um bando de porcarias”, conforme descreve o Boletim de Ocorrências. Após proferir os xingamentos, a policial civil recebeu voz de prisão.
 
E.C.O.C se recusou a entrar na viatura e os militares tiveram de usar a força para colocá-la no veículo. Enquanto se dirigiam para a Central de Flagrantes, a policial começou a morder o subtenente que estava atendendo a ocorrência, ocasionando lesões no punho e no braço esquerdo.
 
Novamente, foi necessário o uso da força para contê-la. Neste momento, ela se identificou como policial civil e disse a seguinte frase: “Vou acabar com a vida de vocês, seus bostas”. Enquanto o BO estava sendo feito, a mulher continuou a falar palavrões e tirou toda a roupa dentro da delegacia.
 
Uma equipe da Policia Civil foi acionada para tentar acalmar a mulher, que continuava a desobedecer às ordens dos militares. A suspeita apresentava um arranhão no braço esquerdo, de quando tentou invadir o pronto-socorro. 
PIRACEMA RESPEITE O CICLO DA NATUREZA, DÊ UMA CHANCE  VIDA


Da Redação; F.A. com  informações 
do G-1-MT
A pesca fechou no dia 1º de Novembro, nos rios que fazem parte da bacia do Araguaia e Tocantins,  e no dia 5 fechou para a Bacia do Paraguai e também Amazônica. 


Foto Arquivo Pessoal
Entrou em vigor no dia primeiro de Novembro nos rios de Mato Grosso o período de DEFESO, mais conhecido como período da Piracema, onde ocorre a reprodução dos peixes. 
Cada ano que passa são mais raras imagens como esta do vídeo que mostra a subida dos rios por grande cardume de várias espécies de peixes.

Vídeo: créditos

Piracema de Cachara e Pintados
Luis Antonio Rebolo



Neste período, muitos Criminosos, que se identificam como pescadores, se aproveitam da fragilidade dos cardumes para a pesca ilegal, covarde e criminosa.

As pessoas mais velhas devem se lembrar de como havia uma grande quantidade de peixes nas feiras, onde podíamos escolher e comprar, sempre frescos e de várias espécies.

Com o passar dos anos, a fonte está se esgotando, e a natureza sempre tão generosa, não está dando conta e não consegue responder, e reparar aos estragos feitos pelo homem.

Foto: Policiais da 4ª Cia Ambiental de Cáceres-MT
retirando espinhel do rio Paraguai
( imagem cedida pelo Amigo SGT Abel)
A Portaria 192 de 05 de Outubro de 2015, define e regulamenta o período de Defeso em Mato Grosso. 
Segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente ( SEMA), quem desrespeitar o período proibitivo poderá ter o pescado apreendido e os equipamentos de pesca apreendidos e levar multa que pode variar de R$ 1 mil a R$ 10 mil Reais, com acréscimo de R$ 20,00 por quilo de peixes encontrado.




As bacias Amazônica e Paraguai incluem rios importantes do estado, como o Teles Pires, e o Paraguai, que engloba o Pantanal mato-grossense. Nos dois tipos de restrição a modalidade pesque e solte ou pesca por amadores também está proibida.
''Toda atividade de pesca nos rios é proibida, a exceção somente para a pescar de subsistência por pescadores ribeirinhos e comunidades tradicionais. Para esse tipo de pescar somente é habilitado a pesca de barranco com linha de mão e assim também somente a retirada de três quilos de pescado”, explicou Fagner Nascimento, superintendente de fiscalização da Sema.

“A orientação é que todo empreendimento que trabalha com recursos pesqueiros provenientes de rios faça a declaração do estoque até o dia 9 de novembro. Após esse período a fiscalização irá vistoriar os estoques de pescado verificando se a quantidade corresponde com a que foi declarada, assim como se existe algum indício de irregularidade”, detalhou o superintendente.
A cota diária por pescador é de 3 kg ou um exemplar de qualquer peso, respeitado os tamanhos mínimos de captura de cada espécie.
Os restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam peixe devem informar a Sema o tamanho dos estoques in natura, resfriados ou congelados, excluindo os peixes de água salgada.





Polícia Civil desmonta quadrilha especializada em furto de motocicletas da Ciretran de Lucas do Rio Verde 

Fonte P.J.C.MT




Uma quadrilha especializada em furtar motocicletas do pátio de órgãos públicos foi desarticulada, pela Polícia Judiciária Civil, em Lucas do Rio Verde  (354 km ao Norte), nesta quinta-feira (05.11), na operação denominada Strike, que integra a operação Brasil Integrado, do Ministério da Justiça. O bando usava menores para prática dos crimes.
 
Na operação, 9 pessoas, sendo três adolescentes de 17 anos e um de 15, foram autuadas em flagrante pelo furto de mais de 100 motocicletas, que estavam apreendidas no pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do município.  
 
Sete veículos foram localizados e recuperados, além de centenas de peças de motocicletas que haviam sido desmontadas. A suspeita é de que as motocicletas eram vendidas em cidades vizinhas e ainda negociadas em troca de outros veículos. 
 
Os suspeitos  Anizio Madaleno Souza Junior 19, Francimar Moreira Mendes, 25, João Vitor Vieira, 19, Lucas Santos Silva, 19, e Patrício Gomes Cabral, 18, foram  presos por associação criminosa, corrupção de menores e furtos qualificados em Lucas do Rio Verde. Alguns deles também responderão por receptação. Os quatro menores também responderão, em ato infracional, pelos mesmos crimes de furto e associação criminosa.
 
O delegado Walter de Melo Fonseca informou que a quadrilha se autodenominava “Grupo Senta e Arrasta” e estaria à frente de cerca de 100 furtos de motocicletas, conforme afirmou um dos presos. “Era um grupo de menores que praticava direção perigosa, rachas, e tiveram a grande ideia de furtar motos do pátio da Ciretran”, disse o delegado.
 
“Diante dos vários furtos de motocicletas ocorridos nas dependências da Ciretran de Lucas do Rio Verde, a equipe de investigadores da  Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde passou a monitorar e investigar esse grupo criminoso”, completou Melo.  
 
A quadrilha agia, principalmente, no período noturno, aproveitando-se da grande quantidade de veículos recolhidos pelo órgão e também do pouco efetivo de segurança no local para subtraírem os veículos de responsabilidade do Ciretran.
 
Na manhã desta quinta-feira, o delegado Walter de Melo e equipe de policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão relativos à primeira etapa da operação, levando a detenção do bando.  As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª  Vara da Comarca de Lucas do Rio Verde.
 
Durante o interrogatório, o suspeito Lucas Santos Silva relatou ao delegado Walter de Melo que o grupo subtraiu cerca de 100  motocicletas em menos de um ano.
 
Diligências no sentido de localizar outros integrantes da quadrilha ainda estão em andamento e também buscas por demais veículos furtados.
 
Ainda, segundo informações do delegado Walter de Melo, foram identificadas também a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, envolvendo pessoas que tinham veículos apreendidos em função de autuações administrativas e que pagavam valores ilícitos a um  dos vigilantes noturnos para realizar a retirada do automóvel, sem que este passasse pelo procedimento de regularização administrativa.  
 
A operação  foi coordenada pelos delegados Rafael Mendes Scatolon e Walter de Melo Fonseca Júnior, e contou com a participação de todo o efetivo da unidade policial.
 

Os 3 piores parasitas do corpo humano (Imagens fortes)



1. Naegleria fowleri: a ameba que come miolos 


Um ser de uma só célula é capaz de comer seu cérebro até levá-lo à morte. Essa ameba assassina vive em lagos de água quente e parada, se alimentando de algas. Quando entra pelo seu nariz, segue pelo nervo olfativo até a cabeça, onde se alimenta dos tecidos e leva à morte em duas semanas. Para piorar, ela forma um cisto para se proteger do sistema imunológico do hospedeiro. Em 2011, foram relatadas 4 mortes pela infecção nos EUA. Não há números brasileiros. 


2. Cochliomyia hominivorax: a larva que come você vivo


Os vermes dessa mosca das Américas curtem carne fresca. Ela deposita seus ovos em feridas abertas (41,7% dos casos nas pernas, 16,7% na cabeça e 4,2% na região dorsal), na boca (12,5%), nos olhos, ouvidos e ânus (8,3%). Em 12 horas, as larvas começam a consumir o seu corpinho vivo. E, sim, isso dói como a descrição faz supor. Não adianta tentar tirar os bichos com a mão ou em água corrente, pois elas vão cavar ainda mais fundo. O único jeito é cirurgia. 

3. Loa loa: o verme que mora no seu olho


O vetor de transmissão desse verme nematoide é um inseto do gênero Chrysops, semelhante à mosca. Ela pica uma pessoa contaminada e depois injeta em outra as larvas, que se instalam nos vasos linfáticos e circulam pelo corpo, formando bolhas, causando coceiras e dores abdominais. Os finos vermes brancos de 2 a 7 cm podem atingir até o globo ocular e ficar se movendo sob a superfície do olho, o que causa uma irritação desesperadora. Em casos graves há dano neurológico. Ocorre principalmente no oeste e no centro da África. 

Fonte: http://vida-organica.net.br



Estatuto do Desarmamento em debate: O controle de armas pode salvar vidas?

Fonte:
BBC-BRASIL


A discussão sobre restrições a compra e porte de armas voltou à tona no Brasil, onde o plenário da Câmara dos Deputados deverá votar mudanças no Estatuto do Desarmamento, que havia tornado mais difícil obter e manter armas no país.
Compartilhar
AFPImage copyrightAFP
Image captionMulher exibe arma em loja em São Caetano do Sul (SP): mudanças no Estatuto do Desarmamento serão votadas na Câmara
Entre as modificações estão a retirada de impedimentos para a compra e o porte de armas, a redução da idade mínima para a compra de 25 para 21 anos e a autorização para que senadores, deputados e outras categorias profissionais (oficiais de Justiça, agentes de trânsito, entre outros) portem armamento. A votação em plenário ainda não tem data para ocorrer.
O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), autor do projeto principal de mudanças, disse que o objetivo é acabar com a arbitrariedade dos processos de compra e porte de armas no país e que a medida "poupa vidas", segundo a Agência Câmara.
Mas defensores de regulações mais duras insistem que há uma ligação clara entre o controle menor e as mortes causadas por armas.
O levantamento Mapa da Violência 2015, divulgado em maio, estimou que 160.036 pessoas (sendo 70% delas jovens) tenham sido poupadas de mortes por armas de fogo no Brasil entre 2004 e 2012 graças ao Estatuto do Desarmamento. O cálculo é feito a partir de projeções de quantas mortes eram esperadas (segundo análises estatísticas) para cada ano e quantas mortes de fato ocorreram.
Além disso, países como Austrália e Reino Unido introduziram leis mais duras e tiveram queda no número de mortos por armas de fogo.
Grupos favoráveis a regras mais flexíveis, no entanto, negam que leis rígidas para controle de armas resultam em menos mortes e dizem que mais armas refletem em menos crime.

Mais armas, menos crime?

O tema também está em debate nos Estados Unidos, após episódios recentes de mortes em massa por atiradores.
Defensores de regulações menos rígidas dizem que as armas não são as responsáveis pelas mortes em massa causadas por atiradores, como na faculdade Umpqua no Oregon, que deixou nove mortos, ou na escola Sandy Hook, onde 20 crianças e seis adultos morreram.
Eles culpam outros fatores para estes incidentes - a comentarista conservadora Anne Coulter disse que "armas não matam pessoas - pessoas com doenças mentais sim".
ReutersImage copyrightReuters
Image captionVigília a mortos por atirador no Oregon: tiroteios recentes renovaram debate sobre maior controle de armas nos EUA
Eles argumentam, também, que a segunda emenda da Constituição americana protege o direito de todos os indivíduos de carregar armas.
O lobby pró-armas também alega que elas evitariam crimes. Larry Pratt, presidente do grupo Gun Owners of America, disse à BBC que "armas escondidas impedem crimes. E isso não significa que você deve matar (o criminoso). Na maioria das vezes, ele vê a arma e foge".

'Leis inteligentes salvam vidas'

Já o Law Center to Prevent Gun Violence, centro para prevenção de violência causada por armas, é favorável ao controle de armas e defende que "leis inteligentes de armas salvam vidas", ao acreditar haver uma ligação entre uma legislação efetiva e menos mortes.
"Classificamos todos os Estados com base na rigidez ou fraqueza de suas leis de armas. Então, pegamos os números de mortes por armas de fogo e os comparamos", disse à BBC Laura Cutilleta, advogada que integra o grupo.
"Há uma relação óbvia entre os Estados com leis de armamento rígidas e menor número de mortes por armas, e vice-versa".
Os Estados com leis de armamento mais fortes têm menor número de mortes, e aqueles com as leis mais fracas têm o maior número de mortes per capita.
Kevin McConway, professor de Estatística Aplicada na Open University, confirma que há uma relação forte, mas adverte que não é possível concluir que a rigidez da lei é a causa absoluta da diferença nas taxas de mortalidade causadas por armas.
"Os dados sugerem (essa ligação), mas pode ser apenas uma sugestão", disse.

'Leis mais duras, menos mortes'

A Austrália introduziu restrições duras para a posse de armas após a morte de 35 pessoas, em 1996, por um atirador. O caso criou comoção nacional e, em apenas algumas semanas, o governo iniciou um projeto de compras que levou à entrega de 750 mil armas.
O Reino Unido também adotou uma das legislações mais rígidas do mundo após um massacre numa escola na Escócia em 1997.
ReutersImage copyrightReuters
Image captionGrupos pró-armas dizem que não há relação de regras mais rígidas com menos crimes ou mortes; mas opositores discordam
As leis parecem ter sido eficazes na redução de mortes em massa, e o total de mortes por armas é baixo em comparação com os Estados Unidos.
O número de mortes por armas per capita nos Estados Unidos em 2012 (o ano mais recente para estatísticas comparáveis) é quase 30 vezes maior do que no Reino Unido: 2,9 a cada 100 mil em comparação a apenas 0,1.
E de todos os assassinatos cometidos nos EUA, 60% foram por arma de fogo, em comparação com apenas 10% no Reino Unido.

A diferença real

Mas o argumento mais forte para se restringir o acesso a armas pode não ter nada a ver com assassinato: as grandes vítimas de armas nos Estados Unidos não foram mortas por outros. Cometeram suicídio.
Segundo um relatório da Universidade de Harvard de 2008, o número de suicídios superou o de homicídios numa proporção quase de dois para um.
O estudo diz que muitos dos 30 mil suicídios registrados todos os anos podem ser evitados. "A pesquisa mostra que a chance de um suicida viver ou morrer está em parte na disponibilidade de meios altamente letais, especialmente armas de fogo", disse.

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog