Informe a PRF Roubo ou Furto de veículo

Bomba queimada e torneiras secas este é o drama que passa a população de Lambari D´oeste há 3 dias


BOMBA QUEIMADA E TORNEIRAS SECAS, ESTE É O DRAMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO DE LAMBARI D ´OESTE

 A previsão do (DAE) é que na noite desta quinta, 05,  o reabastecimento comece a ser realizado com a reinstalação do equipamento.


Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.


 Conforme moradores da cidade  Lambari D´oeste, distante a cerca de 320 Km da capital Cuiabá,  a população está atravessando um sério problema, devido a falta de abastecimento causado  por uma bomba que queimou no sistema de captação de águas da cidade.


 A cidade possui um balneário dentro do dentro urbano, porém esta água não é apropriada para o consumo humano, sendo que neste balneário ninguém toma banho conforme a Secretaria de Saúde informou ao Fronteira Alerta, a água é imprópria até mesmo para o banho.

Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.

 A cidade dispõe apenas de um caminhão pipa, que se encontra em precárias condições,  que  está levando para as residências, ajudando a  população.


 O Sr José Targa informou que o caminhão pipa está sendo enchido no córrego Lambari, onde é feita a captação de água, córrego este que também deságua na lagoa do balneário.


Porém um morador enviou ao Fronteira Alerta uma foto do caminhão parado ao lado do balneário, que fica as margens da Av  Boa Vista. 
Caminhão pipa a beira do balneário,  segundo quem tirou a foto estava sendo enchido de água naquele local, fato negado pelo funcionário do DAE, que o enchimento é realizado no córrego onde é captada a água.
 

Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.
O morador que não quis se identificar relatou que tirou esta foto as 16:00 hs  desta quinta feira, quando o tanque era enchido e enviou para o Fronteira Alerta.

 Pela foto não é possível afirmar que realmente o tanque estava coletando água no local, onde a água é completamente insalubre e impropria para consumo e até mesmo banho.

Outros Moradores também informaram ao Fronteira Alerta da dificuldade para buscar em água para consumo e também para fazer comida, onde existe apenas uma mina na cidade, mina onde as pessoas fazem filas para buscar a água potável e gratuita. 

 Neste local as filas já são constantes, embora fique distante e praticamente somente quem possui veículo está indo ao local em busca de encher seus vasilhames e garrafões . 

Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.

 Outros que  possui um poder aquisitivo melhor, podem comprar garrafões de 20 litros, mas também enfrentam problemas do desabastecimento nas torneiras de suas casas. 

 Nestes dias as roupas e vasilhas se acumulam nos tanques e pia, e falta água até mesmo para higiene pessoal, onde aqueles que possuem caixas d águas menores foram os primeiros a sentirem o efeito da falta d água.

  O Fronteira Alerta entrou em contato com  a Prefeitura Municipal de Lambari  D´oeste, onde fomos atendidos via fone pelo Senhor José Targa, que faz parte da Secretaria do Departamento de Água e Esgoto (DAE)


 O mesmo confirmou a situação que passa o município,   informando que a bomba de captação da água  que trabalha quase 24 hs por dia queimou  e que as equipes de serviço começaram os trabalhos, para solucionarem o problema. 


 Primeiro foi retirado um motor, que técnicos pensaram que fosse o responsável, mas um teste realizado comprovou que ele estava em perfeitas condições de funcionamento. 

 Ao constatarem que não era ele o problema as atenções foram para a bomba de captação, onde as equipes trabalharam durante toda a noite removendo o equipamento, que nesta madrugada foi encaminhamento para uma empresa especializada na cidade de Mirassol D´oeste.

 População se vira como pode, para armazenar e transportar água
Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.
 Enquanto isso a população se vira como pode transportando água em carroça, bicicleta, carros e carriolas, tentando contornar a situação.

 A bomba estourou os rolamentos e as buchas, necessitando de conserto em oficina especializada, que deverá entregar o equipamento no fim da tarde desta quinta.

 Indagamos ao mesmo sobre a previsão anunciada de pelo menos mais dois ou três dias para que os moradores voltassem a ter água nas torneiras, sendo que o mesmo relatou que esta previsão foi colocada apenas para quê pudessem realmente ter equipamento novamente consertado e pudesse ser instalado no local.

Foto: reprodução WEB

A boa notícia é que o  Sr José Targa informou ao Fronteira Alerta que um funcionário da Prefeitura já se encontra na cidade de Mirassol D´oeste, onde por volta  das 18 horas o equipamento deverá ser entregue após ser consertado e imediatamente será levado de volta para Lambari D´oeste, onde a equipe realizará a sua reinstalação, no ponto de coleta.

 O mesmo informou ainda que possivelmente esta noite o equipamento já retorna a sua atividade normal, restabelecendo o abastecimento as torneiras, talvez por volta de meia noite.


 José Targa informou ainda ao Fronteira Alerta que a cidade dispõe de apenas uma bomba de coleta e outra que auxilia para bombear a água até os bairros mais distantes.


  Questionamos ao senhor José Fraga também a respeito da qualidade da água que está sendo distribuída no caminhão pipa,sendo que o mesmo informou que não é para consumo humano,  é apenas para ser utilizado em limpezas domésticas e banho  sendo imprópria para beber.


Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.


 Segundo José Targa a água está sendo captada no córrego
 Também questionamos se o poder municipal está distribuído água potável para consumo humano da população, onde o mesmo relatou que este tem sido o problema principal pois a prefeitura não está disponibilizando este serviço.

 O Fronteira Alerta ainda questionou a respeito  do Departamento de Água e Esgoto (DAE), não possuir outro equipamento reserva para evitar problemas ou transtornos com este que ocorreu.

 Sr José Targa informou que o prefeito Edivaldo Santos encontra-se na cidade de Cuiabá, onde já está viabilizando a aquisição de um outro equipamento completo para captação de água e sanar eventuais problemas,  tendo assim a disposição sempre uma bomba reserva.

 O mesmo informou que este novo equipamento deverá chegar até o final deste mês de Julho.



 Esperamos que realmente o equipamento chegue no final da tarde e que o drama  dos moradores de lambari do Oeste realmente chega ao fim e que os  administradores municipais resolvam o problema.


 Outra cidade da região também viveu este sério problema.


Foto: reprodução WEB

Porto Esperidião, distante ás margens do rio Jauru, e a 320 Km da Capital, também viveu o mesmo tipo de problema há alguns dias atrás,  onde também o único equipamento de captação queimou, deixando a cidade sem água.




 Neste caso os moradores da cidade se queixaram em redes sociais envolvendo até políticos, que foram questionados os altos valores das contas de água e dos serviço prestado pela empresa privada.

Um dos assuntos questionados é o fato da empresa possuir nenhum equipamento reserva para entrar em operação, em casos como  ocorreu recentemente na cidade de Porto Esperidião, onde uma bomba de captação de água no rio Jauru dentro da cidade também queimou


 A diferença é que em Porto Esperidião uma empresa privada opera  o serviço de água e esgoto da cidade, onde o preço da conta é salgada, como nos informaram moradores da região.
Torneira seca e ouça se acumulando
Foto: R.S.W.A./ Ed F.A.
Estes mesmos moradores também questionaram e muito, nas redes Sociais o fato de que foram quase três dias sem solução, acarretando uma série de transtornos onde faltou água até para a higiene pessoal e as louças se acumularam na pia.

Posto Esperidião é uma cidade privilegiada com o rio Jauru passando no perimetro urbano da cidade, bem diferente do que ocorre em São José dos IV Marcos e Mirassol D´oeste, onde a captação é realizada a 15 e 8 KMs respectivamente.


 Na ocasião os moradores também procuraram uma solução junto aos vereadores da cidade, que fizeram uma vistoria  o local de captação, constatando o problema e também fizeram outra vistoria no setor onde é tratado o esgoto doméstico, captador na cidade que é lançado nas águas do rio Aguapey.

 E conversa com o vereador João Pedro Silvério ,o mesmo relatou ao Fronteira Alerta, que participou dos trabalhos e pode ver em loco, que o tratamento do esgoto é realizado conforme as normas e previstas, sendo completamente tratado antes de ser lançado as águas do rio Aguapey.

 Na questão da captação de água, onde ocorreu o problema o mesmo também informou que juntamente com o presidente da Câmara e outros vereadores tomaram medidas, acionando inclusive o Ministério Público, para que avalie a situação. 

Segundo o vereador no contrato de prestação de serviço tem uma  previsão legal, que estipula o prazo de no máximo 12 horas, para que uma pane como esta que ocorreu fosse sanada,  que no entanto  permaneceu sem solução durante quase três dias.

 Segundo o vereador João Pedro Silvério,  o Poder Legislativo entrou com uma ação junto ao Ministério Público local e também em Cuiabá,  além de solicitar através de ofício ao Poder Executivo, que tomasse as providências cabíveis   junto à empresa.

Entramos contato junto a empresa de abastecimento de Água e Esgoto em Porto Esperidião, pelo fone 4020-1038, disponibilizado pelo site da empresa, porém não conseguimos atendimento.  

Realizamos a tentativa as 16:47, embora no mesmo site estipula o horário de atendimento da unidade (Segunda a sexta, das 07h30 às 13h30). 

Caso a Prefeitura Municipal de Lambari D´oeste ou a Empresa Águas de Porto Esperidião quiserem estamos a disposição para a colocação a respeito do assunto publicado nesta matéria.  

Água volta às torneiras de Lambari D´oeste
 
Foto: Fronteira Alerta


Às 08:30 hs desta sexta-feira dia 6 de Julho, entramos em contato com moradores da cidade de Lambari D´oeste, que informaram que a água está retornando às torneiras. 

Conforme informado pelo SR José Targa ( D.A.E.), onde por telefone informou que o reabastecimento seria restabelecido ainda durante a noite. 


Mais Vistas

Crime brutal; mulher é morta pelo próprio cunhado dentro de casa, na frente do filho de apenas 4 anos

Polícia Civil de Mirassol D´oeste prende "Malandro" que assassinou jovem que tentava apaziguar briga de trânsito.

Força tarefa encontra piloto de avião que caiu no interior de MT

Polícia Militar registra mais uma tentativa de homicídio em Mirassol D´oeste

Ação conjunta PF e PRF prende em Rondonópolis mulher que saiu de Porto Esperidião com cocaína

PM de Mirassol D´oeste captura três procurados pela Justiça em 6 horas de serviço

Carreta carregada de sucata sai da pista e capota na BR-174, deixando motorista ferido, em Porto Esperidião

PM de Mirassol D´oeste prende mais dois procurados pela justiça, foram cinco em menos de 24 horas

PM prende cinco criminosos e salva vida de homem que estava no porta-malas do veículo a Caminho da Morte

PM de São J. dos IV Marcos captura foragido da Justiça com dois Mandados de Prisão em aberto

Seguidores