Informe a PRF Roubo ou Furto de veículo

Hackers Russos invadem Sistema de Prefeitura do interior do Mato Grosso e exigem resgate em moedas virtuais para liberação dos arquivos.



HACKERS INVADEM SITE DA PREFEITURA DO INTERIOR DE MT E EXIGEM RESGATE EM MOEDAS VIRTUAIS PARA LIBERAÇÃO DOS ARQUIVOS


 Os hackers  sequestraram os aquivos e exigiam cerca de  R$ 50. mil Reais em bitcoins,  a serem pagos no prazo de 24 horas,mas não contavam que  a empresa que cuida do sistema possuía cópia de todos os arquivos.
Imagens web /Ed F.A.

O fato teria sido descoberto por um funcionário da Prefeitura Municipal da cidade de Reserva do Cabaçal, distante a cerca de 391 KMm da capital Cuiabá, ao acessar o site oficial do município.

O mesmo teve o acesso bloqueado e se deparou com uma mensagem na qual criminosos virtuais exigiam que a prefeitura entrasse em contato no prazo de 24 horas, para negociarem o pagamento através de Bitcoins ( moedas virtuais), para que os arquivos fossem liberados.


 O fato foi comunicado à Polícia Militar que registrou Boletim de Ocorrência na qual o comunicante, que é funcionário da Prefeitura relata o crime ocorrido.

O comunicante informou ainda que a empresa Geotec, que presta assessoria e também é responsável pela manutenção dos sistemas de informática  e do site Municipal,  já havia enviado um técnico para verificar e solucionar o problema.



 O Fronteira Alerta entrou em contato com o técnico do sistema de informática da empresa Geotec, com sede na cidade de São José dos Quatro Marcos,  que confirmou a invasão ocorrida no sistema.

Imagem web/reprodução

 Um email enviado pelos criminosos virtuais foi aberto e instalado por um funcionário, que foi induzido ao erro, e executou o arquivo contaminado por um vírus, que ao entrar no sistema criptografou arquivos e passou a controlar o site, impossibilitando que outra pessoa tivesse o acesso aos arquivos.
 Segundo mesmo a invasão ocorreu devido a uma falha no sistema antivírus, que não era suficiente para impedir a invasão de hackers no sistema.

 Segundo o mesmo informou Fronteira Alerta a empresa já havia alertado sobre a necessidade de implantar um sistema  Firewall mais eficaz, para impedir tais tipos de ações virtuais, mas ainda não tinha sido adquirido para ser instalado.

O ataque teria partido de um computador com IP da Rússia, demostrando que o crime virtual não tem fronteiras e nem distância.
Imagem web/reprodução

 Segundo informação do técnico responsável pelos reparos no Sistema, o mesmo conseguiu fazer a limpeza de todo sistema integrado de informática que havia sido afetado, sendo implantado um sistema avançado de segurança com um antivírus capaz de impedir o ataque de outros vírus e prevenir o acesso de hackers, embora estes criminosos virtuais tentam de todas as fornas ludibriar os usuários da grande rede.


  
 Em sua grande maioria os ataque são iniciados com mensagens em formato de links ou simples emails, com avisos de reparos ou instalações importantes para o funcionamento do computador. 

 O usuário pensando se tratar de algo importante é induzido a clicar e a aceitar a instalação na máquina, permitindo a entrada do criminoso virtual em todo o sistema, isso para quem usa um computador em casa ou também no caso de grandes empresas e instituições públicas ou privadas.

O técnico da empresa  Geotec, alerta para que as pessoas desconsiderem emails desconhecidos recebidos, principalmente aqueles que pedem permissão para executar alguma alteração no PC.

 Felizmente a empresa tinha instalado um sistema automático de backup, onde foi possível reaver todas as informações que haviam sido sequestradas pelos criminosos virtuais.

O sistema voltou a funcionar normalmente sem que fosse pago o valor exigido pelos criminosos.

 Não conseguimos entrar em contato com a Prefeitura Municipal, pelo telefone 65- 3247-1124, que consta na lista.

 O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Araputanga, que passou a investigar o crime .






Mais Vistas

Fatalidade na MT-170; Motociclista motociclista morre ao ser atropelado por caminhão leiteiro em Salto do céu

Homem é executado à tiros no meio da rua em São José dos Quatro Marcos

Gefron apreende 31,5 Kg de cocaína pura na fronteira e manda quatro para o xilindró.

Desavença em "boca de fumo" termina com mulher cravando faca na cara de outra

PM de Mirassol D´oeste apreende droga na rodoviária e encaminha dois casais para o xilindró

PM de Salto do Céu recupera Toyota SW4, pertencente o futuro Chefe da Casa Civil de Mato Grosso

Operação Omega 2 prende oito ladrões de Banco da cidade de Mirassol D’Oeste

Motorista de pick-up morre após violenta colisão frontal com caminhão na BR 070, em Cáceres

Confirmado;bandidos que explodiram Sicredi conseguiram roubar o dinheiro, no interior de Mato Grosso

Confronto entre policiais e invasores resulta na morte de dois homens na Serra do Caldeirão

Seguidores