Informe a PRF Roubo ou Furto de veículo

Acidentes na chuva representam 16% das ocorrências na BR-163 em 2018


ACIDENTES NA CHUVA REPRESENTAM 16% DAS OCORRÊNCIAS NA BR-163,EM 2018
Foto: reprodução
 Pista molhada, baixa visibilidade, perda da capacidade dos freios, são alguns dos fatores que colocam em risco a segurança de quem dirige durante as chuvas em rodovias. Este ano, foram registrados no trecho sob concessão da BR-163, mais de 460 acidentes nestas condições. O número representa cerca de 16% do total de ocorrências atendidas pela Rota do Oeste e alerta motoristas para os perigos da direção na chuva, principalmente, com a previsão de dias e noites chuvosas pela frente.
Foto: reprodução


Conforme dados da Rota do Oeste, na BR-163, o tipo de acidente mais frequente na chuva este ano é a saída de pista, com 33% dos casos registrados. Em seguida, estão tombamentos (14%), colisões traseiras (13%) e capotamentos (10%). O gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira, explica que a pista molhada prejudica a aderência do veículo, o que facilita a perda do controle do veículo por parte do motorista.

Foto: reprodução
“A instabilidade do veículo aumenta neste tipo de situação e é necessário redobrar os cuidados com a direção. O primeiro passo é reduzir a velocidade aos poucos e jamais, efetuar freadas bruscas. Se possível e dependendo da intensidade da chuva, também é recomendável parar o veículo me local seguro e aguardar”, destaca Ferreira.


O levantamento da Rota do Oeste aponta que o número de acidentes com chuvas vem subindo nos últimos meses na BR-163. Em julho, foram 5; no mês seguinte chegou a 15; em setembro, 43 e até o momento já passa dos 50. Entre os municípios, Sorriso (12,6%), Rondonópolis (12%) e Nova Mutum (10,9%), são as cidades com maior incidência de ocorrências.

“A tendência para os próximos meses é de mais ocorrências nas chuvas. A Concessionária atua na conscientização dos motoristas, com alertas e campanhas de segurança, mas dependemos dos condutores que precisam reforçar os cuidados”, acrescenta o gerente de Operações.

ALERTA – Os 850,9km da BR-163 sob concessão em Mato Grosso são monitorados diariamente pela Rota do Oeste. No período de chuvas a Concessionária intensifica o trabalho, com viaturas percorrendo o trecho para identificar pontos de alagamento ou erosões devido a força das águas. O usuário da rodovia também pode relatar estas situações ao Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas. O telefone é o 0800 065 0163. O serviço oferece ainda apoio, socorro mecânico e guinchos nos casos de panes de veículos.

As condições de tráfego da BR-163 são divulgadas pela Rota do Oeste através de boletins diários no site (www.rotadooeste.com.br) e Twitter (@rotadooeste). Pelo 0800, o usuário também pode solicitar informações de qualquer trecho concessionado.

Mais Vistas

Polícia Civil de Mirassol D´oeste prende "Malandro" que assassinou jovem que tentava apaziguar briga de trânsito.

PM de São J. dos IV Marcos captura foragido da Justiça com dois Mandados de Prisão em aberto

PM de Mirassol D´oeste prende mais um foragido da Justiça, durante abordagens de rotina

Crime brutal; mulher é morta pelo próprio cunhado dentro de casa, na frente do filho de apenas 4 anos

Areia na pista causa queda e ferimentos de motociclista em Mirassol D´oeste

Polícia Militar registra mais uma tentativa de homicídio em Mirassol D´oeste

Polícia Civil de Mirassol D´oeste e recupera motocicleta furtada dentro de residência, em São J. dos Quatro Marcos

Carreta carregada de sucata sai da pista e capota na BR-174, deixando motorista ferido, em Porto Esperidião

Força tarefa encontra piloto de avião que caiu no interior de MT

Polícia Civil prende dupla por furto de cabos de energia e apreende R$ 150 em produtos

Seguidores