Informe a PRF Roubo ou Furto de veículo

Vazamento de resíduos industriais de frigorífico, causa poluição e morte de peixes, em Córrego de Araputanga



 VAZAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE FRIGORÍFICO, CAUSA POLUIÇÃO E MORTE DE PEIXES, EM CÓRREGO DE ARAPUTANGA

 O fato foi constatado por policiais ambientais  após denúncia de moradores,  a polícia militar  de Araputanga, que que uma grande quantidade de peixes estava morrendo no córrego das Pitas.

Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.

 No final da tarde desse dia 17,  quarta-feira Policiais Militares da 2ª Cia PM de Araputanga foram comunicados por um morador da região do Assentamento Florestan Fernandes,  de que havia uma mortandade anormal de peixes no Córrego das Pitas, no trecho localizado na zona rural sentido ao município de Porto Esperidião.
Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.


 Os policiais se deslocaram até o local constatando em locuo e registrando através de imagens a veracidade da denúncia e que possivelmente algum produto tenha sido lançado as águas do Córrego, causando a poluição e a morte dos peixes.
Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.

 Através de vídeos recebidos pelo Fronteira Alerta, que foram gravadas por um morador da região, podemos constatar vários peixes agonizando em busca de oxigênio, conforme narrado pelo próprio autor do vídeo.

 Várias espécies de peixes e inclusive arraias estavam mortos, sendo que o motivo não foi identificado no primeiro momento.


 A polícia militar realizou a comunicação com a Polícia Militar Ambiental, órgão ambiental em Cáceres, que ficou de encaminhar uma equipe para avaliar a situação e verificar as causas  que levaram a morte dos animais.
Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.



 Nesta quinta-feira uma equipe da Polícia Ambiental de Cáceres se fez presente, juntamente com a Policiais Militares de Araputanga se deslocaram ao local onde fizeram o levantamento de toda a área, chegando ao local exato do onde era lançado Resíduos industriais, também denominados como produtos efluentes, do frigorífico, que vazavam de uma tubulação.
Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.

 Conforme a Polícia Ambiental informou  o fato consiste na poluição hídrica do Córrego das Pitas, que foi produzida pelo rompimento de uma borracha de uma tubulação, por onde passa efluentes bombeados,  pelo frigorífico Friboi.

 A tubulação é utilizada para transposição de seus efluentes por meio de bombeamento, devidamente autorizado pela SEMA, através da autorização de número 908/2018.


 Foi verificado que uma das borrachas de conexão, entre um cano e outro havia se rompido, ocasionando o escorrimento dos efluentes,  que foram para o  Córrego das Pitas.

 O incidente ocorreu a cerca de 30 metros das margens do córrego,  que foi atingido pelo material, ocasionando a mortandade de algumas espécies ajudante do córrego.


 Veja os vídeos gravados por um morador, que foi nrepassado para a Polícia Militar.




 Os Policiais ambientais confeccionaram um auto de inspeção e foi solicitado laudo técnico elaborado, pelo órgão ambiental competente, para posterior confecção do auto de infração, mediante a dimensão do dano ambiental causado.


 Conforme informado ainda pelos policiais ambientais, naquele momento a responsável pelo empreendimento não foi localizada,  pois estaria passando por um procedimento cirúrgico bucal.
Fotos: R.S.W.A./ Ed F.A.
 Diante da situação foi confeccionado o auto de inspeção nº 157299 e encaminhado juntamente com as cópias de licença de operação CC- Sema,   e autorização para limpeza  de sistema de  lagoas,  todos emitidos pelo órgão ambiental competente.



 Tentamos contato com o frigorífico, através do fone ( 65) 3211-2000, e não obtivemos atendimento, para obter uma posição da empresa referente ao fato ocorrido. Estamos a disposição para publicar uma nota, caso a empresa queira mostrar seu posicionamento através do Fronteira Alerta.

Mais Vistas

Polícia Civil de Mirassol D´oeste prende "Malandro" que assassinou jovem que tentava apaziguar briga de trânsito.

PM de São J. dos IV Marcos captura foragido da Justiça com dois Mandados de Prisão em aberto

PM de Mirassol D´oeste prende mais um foragido da Justiça, durante abordagens de rotina

Crime brutal; mulher é morta pelo próprio cunhado dentro de casa, na frente do filho de apenas 4 anos

Areia na pista causa queda e ferimentos de motociclista em Mirassol D´oeste

Polícia Civil de Mirassol D´oeste e recupera motocicleta furtada dentro de residência, em São J. dos Quatro Marcos

Polícia Militar registra mais uma tentativa de homicídio em Mirassol D´oeste

Carreta carregada de sucata sai da pista e capota na BR-174, deixando motorista ferido, em Porto Esperidião

Força tarefa encontra piloto de avião que caiu no interior de MT

Polícia Civil prende dupla por furto de cabos de energia e apreende R$ 150 em produtos

Seguidores