Postagens

Tecnologia do Blogger.

 POLÍCIA MILITAR DE SÃO J. DOS  IV MARCOS LANÇA POLICIAMENTO ESCOLAR DIFERENCIADO

 O planejamento deste tipo de policiamento associa Policiamento Ostensivo, Proerd e inteiração entre a Polícia Militar com a  comunidade escolar e a família, e deverá formar 726 alunos neste ano.


Foto: Ass 17º BPM



Texto: José Marcos Lins e Jonathan Dantas
 Instrutores do Proerd




   A cidade de São José dos Quatro Marcos, comemorou no último dia 02 de Abril dois fatos importantes referente ao policiamento ostensivo e preventivo na questão da violência, o lançamento da aplicação do currículo PROERD 2019 nas escolas do Município que este ano dará um salto nos atendimentos, triplicando o número de formados no ano de 2018 e o lançamento do Policiamento Escolar.


Foto: Ass 17º BPM
          Neste ano será dada continuidade na aplicação do projeto PROERD da PM em 11 das 13 escolas que a cidade possui e ainda será ampliado para além das turmas do 5º ano, com a expansão para as séries iniciais do 3° ano do ensino fundamental e para o 7° ano do ensino fundamental. Uma reivindicação da sociedade Quatro-marquense.

Este projeto está sendo realizado pelo o 1º SGT PM Carlos Gonçalo de Souza e dos e os Soldados José Marcos Silva Lins  e Jonathan Martins Dos Anjos, integrantes da 3ª Cia PM de Marcos-MT.
         
Foto: Ass 17º BPM



 Em São José dos IV Marcos o PROERD está presente desde o ano de 2014, sendo: 
- No ano de 2014 – 1º semestre, 249 alunos, 10 turmas: 4º, 5º e 7º ano, 05 escolas.
- No ano de 2015 – 1º semestre, 63 alunos, 3 turmas: 5º ano, 05 escolas.
- No ano de 2015 – 2º semestre, 87 alunos, 5 turmas: 5º ano, 05 escolas.


Foto: Ass 17º BPM
- No ano de 2018 – 1º semestre, 189 alunos, 08 turmas: 5º ano, 05 escolas.

- No ano de 2018 – 2º semestre, pela primeira vez o PROERD atuou na Zona Rural do município em 04 escolas e 04 turmas, formando 69 alunos do 5º ano. Sendo um dos poucos municípios do Estado a atenderem este público.
        

  Totalizando 657 alunos FORMADOS e 7.884 ATENDIMENTOS em 05 anos de aplicação no Município de São José dos IV Marcos. 
         
Foto: Ass 17º BPM

 Estão previstas para 2019, a formação de 726 alunos somando as três turmas. O que fará de São José dos Quatro Marcos o município referência no vale do Jauru. Ficando atrás apenas em número de formandos do município de Cáceres, cidade com aproximadamente 90 mil habitantes. E entre as cidades de Mato Grosso que mais formam alunos, além de ser uma das cidades cujo a crescente do projeto é constante, como se pode perceber nas informações citadas acima.









Foto: Ass 17º BPM

Toda esta ampliação no atendimento às escolas só foi possível graças à parceria estabelecida entre a polícia militar e a atual gestão da prefeitura municipal encabeçada pelo prefeito, o professor Ronaldo, a vice-prefeita, senhora Cida Rezio e a secretária de educação, Milts de Souza Ladeia e o apoio do vereador Adonias Izidoro Soares, popular "Ratto".
Foto: Ass 17º BPM
          





 Outra conquista importante do município foi a implementação do Policiamento Escolar, feita pelo atual Comandante da 3 Cia PM, o Major PM FABIO ALVES RIBEIRO . 
           
Foto: Enviada pelo Cmte da 3ª Cia PM ( Reprodução)



Foto: Ass 17º BPM
Em tempos em que a insegurança aumenta devido a crescente onda de violências nas escolas, o Policiamento Escolar diferenciado visa coibir práticas de delitos próximos as escolas, além da aproximação de pessoas estranhas ao ambiente escolar.




 Outro ponto de destaque com relação ao policiamento escolar é aproximar a população e a Polícia Militar. Estes terão total acesso as escolas e formarão parcerias com os profissionais da educação diretores (as), coordenadores (as), professores (as), e demais funcionários que demais compõem o quadro da educação. 
Foto: Ass 17º BPM

            Lançado juntamente com o currículo PROERD no dia 02 de Abril, o Policiamento Escolar contará com uma VIATURA disponibilizada para este fim, tornando o município de IV MARCOS, juntamente com Cáceres, os únicos, na região a contarem com este Policiamento específico da unidades escolares. 



Foto: Ass 17º BPM

Os Policiais Militares instrutores do currículo Proerd, ficarão encarregados deste policiamento, importante o emprego destes profissionais neste tipo de policiamento devido à presença já diária destes nos ambientes escolares e o conhecimento que possuem das pessoas que circulam nas proximidades das escolas, o que facilita a identificação de sujeitos estranhos próximos as áreas escolares.

Postar um comentário:

0 comments:

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog