Postagens

Tecnologia do Blogger.


PM E UFMT INAUGURAM CENTRO DE EQUOTERAPIA QUE INICIA ATENDIMENTO A 35 CRIANÇAS.

A unidade já conta com 25 crianças avaliadas e inscritas para receberem atendimento a partir da próxima segunda-feira dia 13.

A parceria entre PMMT e a UFMT permite que as duas instituições trabalhem de forma integrada no centro beneficiando 35 crianças.
Foto: Ass Com PMMT  : Sd Vinicius Silva

 Fonte: PMMT
Por Greyce Lima Secom - MT 
Nesta sexta-feira (10.05), data em que se comemora o Dia da Cavalaria, a Polícia Militar inaugurou junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro de Equoterapia. A solenidade de abertura da unidade aconteceu no auditório do Centro Cultural da UFMT, em Cuiabá.
A inauguração contou com a presença do subchefe do Estado Maior da Policia Militar de Mato Grosso, coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz, do vice reitor da UFMT, Evandro Soares, da pró- reitora e Coordenadora do Centro de Equoterapia da UFMT, Lisiane Pereira, além de acadêmicos, policiais militares, profissionais de saúde e familiares de pacientes.
Um termo de cooperação firmado entre a PMMT e a UFMT permite que as duas instituições trabalhem de forma integrada no centro, beneficiando 35 crianças. A equoterapia utiliza cavalos através de diversas atividades multidisciplinares para o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Os atendimentos na unidade de tratamento serão desenvolvidos por sessões individuais distribuídas pela semana. Crianças com deficiência ou necessidades especiais serão atendidas no espaço gratuitamente. 
Com o filho de dois anos e seis meses diagnosticado com transtorno de autismo, a dona de casa Roseli Barbosa vê a inauguração do centro como uma chance de proporcionar qualidade de vida ao filho Anttony. “Eu estava sem lugar para o meu filho fazer a equoterapia, o psiquiatra pediu e eu não tenho condições de pagar. Esse centro é um sonho para minha família”, exalta Roseli. 

Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

O subchefe do Estado Maior da PM, coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz, diz que a força de vontade entre as duas instituições para atender a sociedade é a grande responsável pela inauguração da unidade. “No dia em que celebramos o dia da cavalaria, a PM têm muito orgulho de firmar essa cooperação com a UFMT. A Polícia Militar têm a missão de cuidar das pessoas de bem. A parte social está sempre presente na nossa instituição”, diz o coronel.
O Centro de Equoterapia já possui 25 crianças avaliadas e inscritas para receberem atendimento a partir da próxima segunda-feira (13.05), o que vem a aumentar o número de atendimentos da equoterapia em Cuiabá, uma vez que o Centro de Equoterapia do Regimento de Policiamento Montada da PM (RPMon) atualmente atende 10 crianças na sede do Comando Especializado, no bairro do Porto.
O espaço reúne, em único lugar, o trabalho do Comando Especializado - unidade Cavalaria da PM, aliado ao conhecimento científico da UFMT, em prol do atendimento às crianças que necessitam deste método terapêutico e educacional.  
O comandante da Cavalaria, tenente-coronel Walmir Rocha, conta que a inauguração do centro de equoterapia da UFMT é a concretização de um sonho que a PM faz questão de integrar.
“A UFMT é uma instituição de compromisso social. È uma oportunidade de ajudar bastante gente que precisa e a universidade também consegue promover áreas de estágios para seus alunos. É um dia muito feliz. Temos policiais que formam uma equipe multidisciplinar, todos capacitados na área de equoterapia; temos policiais psicólogos, fisioterapeuta, profissional de equitação, todos capacitados”, revela o tenente-coronel.   
A pró-reitora e coordenadora do Centro de Equoterapia da UFMT, Lisiane  Pereira, conta que a unidade vai desenvolver um trabalho multidisciplinar de cunho filantrópico para priorizar a população de baixa renda.
“Além do cunho social, o centro de equoterapia agrega uma série de projetos das mais diversificadas áreas, contribuindo e fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares que orientam a conduta institucional. A concretização do centro é resultado de um sonho, sonhado junto com diversas pessoas e parceiros, como a Polícia Militar”, explica Lisiane.
O Centro de Equoterapia é voltado para famílias de baixa renda. Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (65) 3313 7143 e agendar uma entrevista com a assistente social para triagem seletiva.

Foto: Ass Com PMMT

Postar um comentário:

0 comments:

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog